SIMPÓSIOS | Symposia


Cod. SIMP001
Práticas discursivas de política, literatura, jornalismo e religiosidade e efeitos de sentido no ensino (Resumo)
Discursive practices of Politic, literature, journalism and religion and effects of meaning in teaching (Abstract)
Coordenadores:
Jarbas Vargas Nascimento (PUC-SP/ UFES)
Adriana Recla (Fac. Integradas de Aracruz)

Cod. SIMP002
Interdisciplinaridade nos estudos sobre as Línguas de Sinais (Resumo)
Interdisciplinarity in sign languages studies (Abstract)
Coordenadores:
Vinícius Nascimento (UFSCar/PUC-SP)
Neiva de Aquino Albres (UFSC)

Cod. SIMP003
Prova de redação do ENEM: desafios e novas perspectivas para produção textual no Ensino Médio (Resumo)
ENEM exam: challenges and new perspectives on the teaching of text writing in High School (Abstract)
Coordenador:
Renato Cabral Rezende (UNIFESP)

Cod. SIMP004
A verbo-visualidade em gêneros discursivos: a hibridização (Resumo)
The verb-visuality in discursive gender: the hybridization (Abstract)
Carlos Augusto B. de Andrade (UNICSUL)
Marlon Luiz Clasen Muraro (MACKENZIE)

Cod. SIMP005
Mídias, Novas Tecnologias e Ensino: possíveis interfaces (Resumo)
Media, new technologies and education: possible interfaces (Abstract)
Coordenador:
Sandro Luis da Silva (UNIFESP)

Cod. SIMP006
Historiografia Linguística e suas perspectivas: a Linguística Missioneira, a Gramaticografia, a Biografia e a Linguística e o Interculturalismo (Resumo)
Linguistic Historiography and related perspective: Missionary Linguistics, Grammaticography, Biography and Linguistics and Interculturalism  (Abstract)
Coordenadores:
Dieli Vesaro Palma (PUC-SP)
Ricardo Cavaliere (UFFl)

Cod. SIMP007
Culturas analógica e digital ´em diálogo´: quais são os desafios profissionais? (Resumo)
Analog and digital cultures “in dialogue”: what are the professional challenges? (Abstract)
Coordenadores:
Dinora FRAGA (UniRITTER)
Rosalice PINTO (CLUNL)

Cod. SIMP008
Prática de leitura e escrita: questões teóricas e metodológicas (Resumo)
Reading and writing practice : theory and methodology issues in question (Abstract)
Coordenadores:
Manoel Francisco Guaranha (UNICSUL/FATEC)
Patrícia Silvestre Leite Di Iório (UNICSUL)

Cod. SIMP009
Discurso, Paixão, Memória (Resumo)
Discurse, Passion, Memory (Abstract)
Coordenadores:
Norma Discini (USP)
Elisabeth Harkot de la Taille (USP)

Cod. SIMP010
Professores e suas práticas docentes: processos de reflexão (Resumo)
Theachers and their teaching practices: processes of reflection (Abstract)
Coordenadores:
Cristiano Rogério Alcântara (Pref. Municipal de São Paulo)
Patrícia Almeida (Universidade Federal de Lavras)
Roberta Stargherlim (Uninove) – Debatedora

Cod. SIMP011
O espaço lusófono em discussão: línguas, culturas e identidades (Resumo)
Lusophony: languages, cultures and identities (Abstract)
Coordenadores:
Regina Pires de Brito – Universidade Presbiteriana Mackenzie (UPM)
Neusa Maria Bastos – Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP) e UPM

Cod. SIMP012
Gramática como instrumento linguístico: memória e discurso (Resumo)
Grammar as a linguistics tool: memory and speech (Abstract)
Coordenadores:
Marli Quadros Leite (USP/CNPq)
Maria Mercedes Saraiva Hackerott (GT USP)
Raquel do Nascimento Marques (Pós-graduação USP)

Cod. SIMP013
Ensino de produção textual: correção, avaliação e reescrita (Resumo)
Teaching of textual production: correction, evaluation and rewriting (Abstract)
Coordenadores:
Leonor Werneck dos Santos (UFRJ)
Claudia de Souza Teixeira (IFRJ)

Cod. SIMP014
Oralidade e transposição didática: perspectivas para o ensino de Língua Portuguesa (Resumo)
The orality and its didactic transposition in the teaching manual: perspectives for the teaching of Portuguese Languag(Abstract)
Coordenadores:
Maria Lucia Marcondes Vasconcelos (UPM)
Nancy dos Santos Casagrande (PUC-SP)

Cod. SIMP015
Estilística discursivo-textual e suas análises (Resumo)
Discursive and Textual Stylistics and its analyses (Abstract)
Coordenadores:
Magalí Sparano (Unicsul)
Ana Elvira Luciano GEBARA (Unicsul / Direito GV)

Cod. SIMP016
Discurso e Sentido (Resumo)
Discourse and Sense (Abstract)
Coordenador:
Ana Zandwais – UFRGS

Cod. SIMP017
Práticas escritas na escola: a especificidade do modo de enunciação escrito (Resumo)
Writing practices at school: the specificity of the writing enunciation (Abstract)
Coordenadores:
Pascoalina Bailon de Oliveira Saleh (UEPG;  PPG em Filologia e Língua Portuguesa da USP/PNPD Capes)
Eliana Vasconcelos da Silva Esvael (UFPB)
Manoel Luiz Gonçalves Corrêa (Debatedor – USP)

Cod. SIMP018
Discurso e o desafio das materialidades (Resumo)
Discourse and the challenge of materiality  (Abstract)
Coordenadores:
Anderson Salvaterra Magalhães (UNIFESP)
João Marcos Mateus Kogawa (UNIFESP)

Cod. SIMP019
Gêneros discursivos e a linguagem verbo-visual no ensino de leitura para o ensino médio (Resumo)
Gender discursive and verb-visual language in reading education for secondary education  (Abstract)
Coordenadores:
Sonia Sueli BERTI-SANTOS – UNICSUL
Mirian Bauab PUZZO – UNITAU

Cod. SIMP020
O ensino de Língua em cursos de Formação Tecnológica, configurações e desafios (Resumo)
The language teaching in courses of technological training: configratuions and challeges  (Abstract)
Coordenadores:
Nailton Santos de Matos (Faculdade de Tecnologia de São Paulo – FATEC)
Vilma Moreira Ferreira (Faculdade de Tecnologia de São Paulo – FATEC)

Cod. SIMP021
Um olhar plural sobre a tradução e a interpretação (Resumo)
A plural look on translation and interpreting  (Abstract)
Coordenadores:
Yuri Jivago Caribé (UFPE)
Lenita Maria Rimoli Esteves (USP)

Cod. SIMP022
Reestruturação Curricular colaborativa por meio dos Multiletramentos (Resumo)
Collaborative Curricular restructuring through Multiliteracies  (Abstract)
Coordenadores:
FERNANDA COELHO LIBERALI (PUC-SP)
CECÍLIA MAGALHÃES (PUC-SP)

Cod. SIMP023
Léxico e estilo (Resumo)
Lexicon and Style (Abstract)
Coordenadores:
ELIS DE ALMEIDA CARDOSO (USP)
ALESSANDRA FERREIRA IGNEZ (IFSP / UNICSUL)

Cod. SIMP024
Discurso e texto: perspectivas teóricas
Discourse and text: Theoretical perspectives
Coordenador:
CARLOS AUGUSTO BAPTISTA DE ANDRADE