Cod. SIMP003 - RESUMO


Título: PROVA DE REDAÇÃO DO ENEM: DESAFIOS E NOVAS PERSPECTIVAS PARA PRODUÇÃO TEXTUAL NO ENSINO MÉDIO

Coordenador/Instituições:
RENATO CABRAL REZENDE (UNIFESP)

Resumo: O ensino de e a pesquisa sobre práticas de produção textual no ensino médio brasileiro experimenta muitos desafios atualmente. Destacam-se dois deles: 1) a necessidade do ensino de gêneros discursivos diversificados para a inserção crítica de estudantes nas práticas de linguagem; 2) o uso das novas tecnologias de comunicação e informação para a produção de gêneros multimodais, alguns dos quais podendo ser produzidos via tecnologias de escrita digital colaborativa. Este simpósio tem por objetivo pensar um terceiro desafio: o lugar da prova de redação do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) nas aulas de produção textual. A redação do ENEM consiste na produção analógica de um texto dissertativo-argumentativo sobre tema de ordem social, política, científica ou artística, devendo o/a candidato/a desenvolver o tema, elaborar uma proposta de resolução do problema posto sem desrespeitar os Direitos Humanos. Ou seja: não basta ao/à candidato/a criticar, é preciso propor algum esboço de política pública para a solução do problema apresentado. Aparentemente, a redação do ENEM estaria defasada em relação ao primeiro e segundo desafios: ela incentivaria o ensino de apenas um gênero e incentivaria a escrita analógica e individual. Por outro lado, a redação do ENEM é atual com relação aos documentos oficiais de ensino de língua materna uma vez que, ao solicitar proposta de intervenção, propicia o ensino de ações de textualização injuntivo-argumentativas, não previstos em outros modelos de ensino do gênero dissertativo-argumentativo, com vistas a aprofundar uma abordagem textual-interativa no ensino de produção de textos que vise à inserção do/a estudante como sujeito propositor de soluções para um problema público. Este simpósio busca relatos de experiência e/ou pesquisas – em andamento ou concluídas – que discutam o lugar da redação do ENEM nas aulas de produção textual. Poderão integrar este simpósio pesquisas e/ou relatos de experiência que: reflitam sobre o ensino de sequências textuais com vistas à construção de argumentação propositiva; reflitam sobre o ensino de gêneros textuais e argumentação na prova do ENEM; reflitam sobre os letramentos necessários para a inserção dos sujeitos sociais no debate e participação sobre políticas públicas por meio de sua produção escrita.

Palavras-chave: