Cod. SIMP022 - RESUMO


Título: REESTRUTURAÇÃO CURRICULAR COLABORATIVA POR MEIO DOS MULTILETRAMENTOS

Coordenadores / Instituições:
FERNANDA COELHO LIBERALI (PUC-SP)
CECÍLIA MAGALHÃES (PUC-SP)

Resumo: Este simpósio discute a reestruturação curricular transdisciplinar por meio dos Multiletramentos (The New London Group, 1996 e Rojo, 2015). Esse conceito implica o entendimento da produção semiótica do mundo a partir de diferentes pontos de vista, isto é, a aceitação e exploração de múltiplas perspectivas de significar. Nesse sentido, torna-se essencial considerar que “signos são elementos em que o significado e a forma foram reunidos em uma relação motivada pelo interesse do produtor-de-significados” (Bezemer & Kress, 2010: 13). Nessa direção, o simpósio pretende abordar a desencapsulação da aprendizagem (Engeström, 1991) com base na concepção de currículo em uma perspectiva multicultural (Santos, 2008) e multimodal (Kress, 2010), como proposta pelos Multiletramentos. Além disso, o simpósio se propõe a descrição de práticas de pesquisa que tornem pesquisadores, professores, gestores escolares e estudantes em responsáveis por processos de transformação escolar. Em outras palavras, focaliza a transformação agentiva dos sujeitos em situações colaborativas (Magalhães, 2012). Agência, compreendida de forma relacional, envolve a capacidade de dar e pedir suporte aos outros (EDWARDS; MACKENZIE, 2005) e a compreensão dos demais como recursos para “turbinar” as próprias ações em direção à transformação (EDWARDS, 2005). Neste simpósio, o foco será a discussão teórico-prática de experiências crítico-colaborativas de produção de currículos, atravessadas pelo conceito de Multiletramentos.

Palavras-chave: Multiletramentos, reestruturação curricular, agência, colaboração