Cod. SIMP020 - RESUMO


Título: O ENSINO DE LÍNGUA EM CURSOS DE FORMAÇÃO TECNOLÓGICA CONFIGURAÇÃO E DESAFIOS

Coordenadores / Instituições:
NAILTON SANTOS DE MATOS (FACULDADE DE TECNOLOGIA DE SÃO PAULO – FATEC)
VILMA MOREIRA FERREIRA (FACULDADE DE TECNOLOGIA DE SÃO PAULO – FATEC) 

Resumo: Nestes últimos anos, a educação profissional tem vivido um crescimento significativo com a criação de novos campi e aumento na oferta de cursos de diferentes níveis, especialmente os de nível superior. Este expressivo crescimento traz consigo conflitos entre o perfil educação profissional e os docentes que não recebem formação para agir nos diferentes níveis de ensino e cursos implantados. Este simpósio visa discutir sobre as teorias e as práticas do professor de língua portuguesa e estrangeira inserido no contexto de formação em nível médio integrado, técnico subsequente ou superior tecnológico. Em um cenário de novas tecnologias com suas linguagens e seus diferentes textos, suportes, formas e usos, os professores sentem-se desafiados a reorganizar suas práticas pedagógicas para atender efetivamente às novas demandas de aprendizagem da escrita nos cursos de formação profissional. As reflexões contemplam uma interpretação dos procedimentos teórico-metodológicos que permitam identificar representações construídas sobre o agir do professor de língua materna e estrangeira da educação profissional, bem como discutir as implicações singulares da formação para o ensino de língua em um contexto de educação profissional em nível médio integrado, técnico subsequente ou tecnológico, bem como refletir sobre as práticas  que devem orientar este ensino de língua em um contexto do mundo do trabalho.

Palavras-chave: Educação profissional, ensino de línguas, teoria e prática docente, metodologias