Cod. SIMP019 - RESUMO


Título: GÊNEROS DISCURSIVOS E A LINGUAGEM VERBO-VISUAL NO ENSINO DE LEITURA PARA O ENSINO MÉDIO

Coordenadores / Instituição
SONIA SUELI BERTI-SANTOS – UNICSUL
MIRIAN BAUAB PUZZO – UNITAU

Resumo: Este simpósio objetiva discutir a leitura verbo-visual em gêneros discursivos no ensino médio e sua importância na formação de leitores críticos. Na atualidade, frente à sociedade midiática em que os jovens se encontram, a leitura do verbo-visual é comum, no entanto, o ensino de leitura da verbo-visualidade ainda é um desafio a ser enfrentado pelos professores. Nesse sentido, o estudo dessas linguagens em relação ao ensino faz-se necessário e urgente. Para fundamentar nossas ações referentes ao ensino e análise do verbo-visual, buscaremos aporte em Bakhtin e o Círculo, apesar de não terem tratado especificamente dos signos não-verbais, em Bakhtin/Volochínov em Marxismo e Filosofia da Linguagem ([1929]2006), Volochínov em La palavra en la vida y la palabra en la poesía ([1926]1997), Bakhtin em Estética da criação verbal ([1954] 2003) encontramos possibilidades de embasamento para análise dessas linguagens. Outros estudos, também, serão base para nossa fundamentação, como Haynes (1995) em relação à arte  visual e a proposta de Brait (2013) que tangencia a relação entre as duas linguagens de modo não segmentado, em que a verbo-visualidade se constitui num todo integrado nas mais variadas formas enunciativas.  Assim, a proposta desse simpósio é promover a discussão dessa verbo-visualidade nos diversos gêneros discursivos jornalísticos e publicitários, na perspectiva dialógica do discurso, com o objetivo de subsidiar novas formas de ler em especial aos alunos do Ensino Médio.

PALAVRAS-CHAVE: Ensino de Língua; linguagem verbo-visual, leitura