Cod. SIMP013 - RESUMO


Título: ENSINO DE PRODUÇÃO TEXTUAL: CORREÇÃO, AVALIAÇÃO E REESCRITA

Autores/Instituições:
LEONOR WERNECK DOS SANTOS (UFRJ)
CLAUDIA DE SOUZA TEIXEIRA (IFRJ)

Resumo: O objetivo deste simpósio é discutir os processos de correção, avaliação e reescrita de textos de alunos do ensino fundamental II e médio. Para produzirem efeitos positivos na prática pedagógica, é necessário que esses processos estejam baseados em critérios objetivos que funcionem como referência consistente para analisar os textos discentes, possibilitando não só o acompanhamento do desempenho dos alunos, mas também do trabalho realizado pela escola quanto ao desenvolvimento da expressão escrita. É essencial, no entanto, que o professor explicite esses critérios para que os alunos conheçam as exigências de um bom texto e entendam a correção e a avaliação. Os problemas diagnosticados, então, funcionarão como uma “vitrine” do nível de desenvolvimento e das dificuldades dos alunos, podendo servir de base, por exemplo, para atividades de análise linguística (GERALDI, 1997). Segundo os PCNs de Língua Portuguesa (BRASIL, 1997), durante a correção e a avaliação, o professor deve assumir a função de revisor dos textos dos seus alunos, dirigindo o olhar deles para problemas a serem resolvidos na reescrita. Nesta, o texto será relido, refeito e recriado, desenvolvendo-se nos alunos uma atitude crítica em relação à sua própria produção. Dessa forma, a correção e a avaliação responsáveis reforçarão o papel do professor como mediador ou facilitador do processo de aprendizagem da produção escrita (ANTUNES, 2009), analisando aspectos linguísticos e textuais.

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