Cod. SIMP010 - RESUMO


Título: PROFESSORES E SUAS PRÁTICAS DOCENTES: PROCESSOS DE REFLEXÃO

Coordenadores/Instituições:
CRISTIANO ROGÉRIO ALCÂNTARA (PREFEITURA MUNICIPAL DE SÃO PAULO)
PATRÍCIA ALMEIDA (UNIVERSIDADE FEDERAL DE LAVRAS)
ROBERTA STARGHERLIM (UNINOVE) – DEBATEDORA

Resumo:  A escola, em suas diversas modalidades educativas da pré-escola ao ensino superior, é um local de múltiplas experiências e que privilegia a relação com o conhecimento. Porém, as práticas docentes, que são desenvolvidas ao longo do ano letivo, nem sempre são registradas de forma sistematizada pelas equipes escolares. Neste simpósio, que tem como objetivo promover discussões e trocas sobre as questões relativas à formação inicial e continuada, pretendemos reunir trabalhos que tenham a reflexão da prática docente como tema principal. Assim, esperamos compartilhar neste encontro as diversas formas que os educadores utilizam para refletirem acerca dos seus fazeres ainda dentro do seu processo de formação, bem como durante o seu processo de atuação. Instrumentos como os diários de bordo, os portfólios profissionais, as gravações e as fotografias poderão ser apresentados como recursos para promoção do processo reflexivo em ambos os estágios de formação. Pretendemos, durante o simpósio, partilhar, além dos instrumentos de registro, o percurso reflexivo desenvolvido ao longo do trabalho docente. As pesquisas acadêmicas dos coordenadores do simpósio, bem como da debatedora, versam sobre questões da problematização da prática dos professores iniciantes ou em formação continuada que esperamos dialoguem com as proposições que os proponentes a participarem do simpósio apresentarão em suas comunicações orais.

Palavras-chave: Reflexão; fazer docente; instrumento de registro.