Cod. SIMP005 - RESUMO


Título:  MÍDIAS, NOVAS TECNOLOGIAS E ENSINO: POSSÍVEIS INTERFACES.

Coordenador/Instituição:
SANDRO LUIS DA SILVA (UNIFESP)

Resumo: Com a publicação dos PCN (1998), houve uma grande preocupação em levar atividades que envolvessem gênero discursivos para sala de aula, na tentativa de tornar o processo de ensino e aprendizagem mais significativo. Atualmente, vários são os trabalhos de pesquisa  que buscam analisar, interpretar e compreender as interfaces entre os gêneros discursivos, as novas tecnologias e as mídias no processo de ensino e aprendizagem, uma vez que se difundiu a ideia de que os recursos oferecidos pelas diferentes tecnologias e pelas mídias – impressas e digitais -(não) prejudicariam o desenvolvimento das competências leitora e escritora dos alunos, independentemente do nível escolar, isto é, escola básica ou cursos de graduação ou pós graduação. Este simpósio acolherá trabalhos que investigam questões teóricas e metodológicas concernentes ao desenvolvimento e aperfeiçoamento de diferentes competências no processo educacional, evidenciando as interfaces entre os recursos linguístico-discursivos utilizados e as especificidades dos recursos tecnológicos que os veiculam. Serão aceitos trabalhos cuja temática envolva o processo de ensino e aprendizagem face às novas tecnologias e mídias. Também serão bem-vindas pesquisas que se dedicam à análise de gêneros discursivos cujos suportes sejam os meios midiáticos, impressos e/ou digitais. Com as discussões, espera-se contribuir para o fomento do intercâmbio entre pesquisadores cujo objeto de interesse sejam os subsídios tecnológicos no processo de ensino e aprendizagem.

PALAVRAS-CHAVE: Ensino; Novas Tecnologias; Mídias.