Cod. MES016 - RESUMO


Título: A CONVERSA COMO TRABALHO CONJUNTO

Autor/Instituição:

JOSÉ GASTON HILGERT (UPM)

Resumo: Recentemente, a mídia deu divulgação negativa ao livro didático Por uma vida melhor da coleção Viver, aprender, distribuído pelo Programa Nacional do Livro Didático (do MEC) para escolas voltadas para a Educação de Jovens e Adultos (EJA) com base na suposição de que o sistema escolar incorporaria formas “erradas”. A polêmica foi sustentada por uma atitude irresponsável de pessoas que interpretaram o que não está explicitamente formulado no livro, e o que é ainda mais grave, inclusive por jornalistas respeitáveis, como Clóvis Rossi, e por um gramático conceituado como Evanildo Bechara. A falta de uma análise criteriosa do material revela, no mínimo, desconhecimento lamentável sobre a realidade sociolinguística do Brasil. O principal objetivo deste texto é, por um lado, discutir as razões implícitas por que os linguistas não são comumente convidados pela grande mídia para emitir opinião, apesar de ter a linguística desenvolvido um conjunto muito sólido de conceitos sobre variação, norma e preconceito social e por outro, questionar os pressupostos desses ataques, que assentam num conceito tradicional de norma que ainda necessita urgentemente de revisão.

Palavras-chave: Conversa; enunciação; interação; trabalho conjunto.