Cod. MES011 - RESUMO


Título: CONTRIBUIÇÕES DA FONOLOGIA PARA O PROFISSIONAL DO PROFLETRAS

Autor:

DERMEVAL DA HORA (UFPB)

Resumo: Ao pensarmos o PROFLETRAS, tínhamos em mente a necessidade que temos observado, a partir da experiência em cursos voltados para a formação de professores, principalmente para as séries iniciais, entre os docentes de um conhecimento mais teórico de aspectos da Fonologia, que embasaria a prática e contribuiria para a solução de muitos problemas com ênfase na escrita. Esse foi o pressuposto. E temos observado, a partir dos relatos depois de dois anos que estávamos certos. Embora Fonologia seja uma disciplina da matriz curricular da graduação nos cursos de Letras, ela não é ministrada sob uma perspectiva de possível aplicação na sala de aula. Isso tem contribuído para que os problemas encontrados perdurem ao longo de toda a Educação Básica e alguns cheguem ao Ensino Superior. E foi assim que concebemos a disciplina. Conteúdos pontuais, sem necessidade de aprofundamento teórico além do necessário, mas com uma base voltada sempre para a sala de aula, atacando os processos fonológicos mais comuns e que fazem parte da vida do aluno. Essa nossa proposta também se volta para o tipo de cobrança que deve ser feito em termos de conteúdo daqueles que cursam o PROFLETRAS. O objetivo de nossa fala, portanto, é apresentar, em linhas gerais, o que pensamos a respeito da disciplina Fonologia e como a entendemos em um curso com perfil Profissional, como é o caso do PROFLETRAS.

Palavras-chave: Fonologia, Educação Básica, PROFLETRAS.