Cod. MES004 - RESUMO


Título: REFERENCIAÇÃO: O QUE ENSINAR NA ESCOLA?

Autor/Instituição:

LEONOR WERNECK DOS SANTOS / UFRJ

Resumo:  Quando se trata de pesquisas sobre referenciação, o leque de opções de leitura é bastante amplo, no Brasil e no exterior. Desde o final do século XX, quando ainda se falava apenas de coesão e coerência, até bem recentemente, quando esses conceitos passaram a ser sido revistos, os processos de referenciação têm sido tema de palestras, cursos, teses, artigos e livros – dentre os quais destacamos Koch (2003, 2005, 2008), Marcuschi (2005, 2008), Cavalcante (2000, 2011, 2013), apenas para citar alguns autores. Entretanto, mesmo sendo um tema importante para ser levado às salas de aula, ainda é comum que professores tenham dúvidas sobre o que e como ensinar a respeito de referenciação; muitas dessas dúvidas decorrentes, por exemplo, de abordagens equivocadas de materiais didáticos (Santos, 2013). Nosso objetivo nesta mesa é, então, discutir o que pode (e deve) ser levado sobre referenciação à sala de aula de ensino fundamental e médio. Discutiremos alguns aspectos que vêm sendo debatidos na disciplina “Texto e ensino”, do Profletras da UFRJ,  os questionamentos dos professores sobre o tema, e apresentaremos algumas sugestões de abordagem desses processos que colaboram para a coesão e  a coerência dos textos.

Palavras-chave: Leitura; escrita, referenciação.