Cod. MES003 - RESUMO


Título: DISCURSO E LETRAMENTO DIGITAL DE ANGOLANOS: DESAFIOS E INOVAÇÃO NA EDUCAÇÃO SUPERIOR

Autores/Instituições:

CHRISTINE MARIA SOARES DE CARVALHO (UNIVERSIDADE CATÓLICA DE BRASÍLIA)

Resumo: Este trabalho apresenta o projeto de extensão “Curso de Leitura e Produção de Textos para Angolanos”, em ambiente virtual, ofertado aos estudantes dos cursos de graduação e pós-graduação do Pólo de EaD em Angola, como forma de responder de maneira inovadora a desafios enfrentados na Educação Superior, e neste caso, as dificuldades desses estudantes em lidar com as práticas de letramento digital. Pretende-se investigar como as identidades, os sistemas de conhecimento e crenças (realidade), e as relações sociais são construídas e representadas nas práticas de letramento dos Angolanos; e compreender de que forma o curso contribui para a formação acadêmica e profissional, bem como os prepara para atuar ativamente em um contexto de constantes mudanças. A Análise de Discurso Crítica, proposta por Chouliaraki e Fairclough (1999) e Fairclough (2001; 2003), numa integração com a Teoria Social do Letramento, proposta por Barton, Hamilton e Ivanic (1998, 2000), possibilita perceber como a produção textual levam os estudantes a reconstruir e a representar discursivamente a sua realidade, as estruturas e as práticas sociais nas quais estão inseridos. Para esta pesquisa, serão selecionados textos produzidos pelos Angolanos durante o curso, no período de 2012 a 2014. Este projeto se apresenta como uma ação inovadora da universidade que vem ressignificar os processos educativos, promovendo a indissociabilidade entre ensino, pesquisa e extensão, envolvendo estudantes de Letras no trabalho de monitoria e pesquisa. Isso contribui não só para a aprendizagem, mas também para a produção do conhecimento científico e para a transformação social da realidade destes estudantes e de sua comunidade por meio do conhecimento adquirido.

Palavras-chave: discurso; letramento digital; inovação; educação superior.