Cod. MES002 - RESUMO


Título: EMPREENDEDORISMO E GAMIFICAÇÃO NO DESENVOLVIMENTO PROFISSIONAL

Autores/Instituições:

ROSALICE PINTO (CLUNL/UNL)

Resumo:

Este trabalho, centrado em uma perspectiva interdisciplinar, conjugando a perspectiva teórica do Interacionismo Sociodiscursivo (Bronckart, 1999, 2008), com subsídios teóricos das áreas de Gestão e Psicologia Comportamental, procura analisar de que forma o agir empreendedor pode vir a ser desenvolvido a partir do trabalho com serious games em contextos profissionais. Parte-se, primeiramente, da configuração linguística de algumas formas de interpretar do que venha a ser o empreendedorismo em função de referentes diversos para a definição de algumas figuras competenciais relevantes. Em seguida, a partir do diagnóstico das mesmas, serão sugeridos alguns serious games que possam vir a aprimorar/desenvolver essas competências. Considera-se assim que a noção de competência como afirmam Bronckart & Dolz, (1999) e Bronckart & Bulea (2006) é dinâmica e, em determinado agir profissional, um indivíduo deve mobilizar e atualizar suas competências em função dos diversos contextos profissionais em que se situa. Para a delimitação de algumas figuras competenciais, foram realizadas transcrições de debates de ideias sobre a temática ação empreendedora junto a graduandos de 1º ano, integrados em universidades públicas e privadas portuguesas, em faculdade distintas. Resultados preliminares apontam, a partir do levantamento de algumas categorias linguísticas, que as figuras competenciais apresentam diferentes ´tonalidades´ em função da atividade social em que o agir empreendedor se veicula. A partir destes, foram propostos alguns serious games a serem atestados em contextos profissionais.

Palavras-chave: empreendedorismo, gamificação, competência, desenvolvimento, figuras competenciais.